Nosso Blog

CRENÇAS E A RELIZAÇÃO DE SONHOS

Mulher saltando obstáculo e realizando um grande objetivo. Como crenças interferem em sonhos e podem ser mudadas com pnl coaching e hipnose

Todos nós temos sonhos e com certeza você tem os seus.

Talvez você goste de sonhar com uma casa grande. Sonhar com dinheiro. Sonhar com uma família feliz. Sonhar com um novo emprego. Sonhar com um novo amor.

A pergunta que te faço é …

Você já realizou seus sonhos? Está feliz com a vida que leva? Tem um desejo?

Provavelmente a resposta é sim, tenho um desejo, mas …Você talvez  possa me dizer que não realizou, ou, “eu não consigo por mais que eu tente!”

Huuuummmm… tem crenças ai…

Como assim crenças?

Sim, crenças!

Talvez você saiba, talvez não, mas seus pensamentos criam a sua realidade. Ou seja, aquilo que você acredita no fundo da sua mente é o que dita a sua realização de sonhos.

Você já se perguntou de onde vem os seus pensamentos? Neste outro artigo sobre crenças eu falo um pouco mais sobre isso.

Neste artigo você vai aprender como suas crenças interferem na realização dos seus sonhos e o que você pode fazer para mudar isso. Você terá 3 dicas infalíveis para começar a mudar seus padrões de pensamentos.

No final deste artigo lhe darei uma lista de crenças que podem estar lhe afetando neste momento e um exercício muito especial para começar a ter resultados mais satisfatórios.

Quer entender melhor? Vem comigo…

Seus sonhos dependem dos seus resultados – Seus resultados dependem das suas crenças

Crenças são pensamentos cheios de convicção e fé em que nós acreditamos.

As crenças limitantes são os impeditivos para não realizarmos nossos sonhos por mais preparo que tenhamos. Elas nos travam, nos limitam.

Vou falar um pouquinho de um tipo de medo que se apresenta com uma fantasia totalmente diferente. Este é o medo número 1 entre todas as pessoas, mas que no fundo é uma crença.

As crenças são causadas por nossos medos, que gerenciam nos nossos comportamentos. Por causa do medo que criamos nossas crenças.

O medo é uma emoção, e ele vem da crença que você não consegue lidar com isso ou aquilo. Entretanto, ninguém vive sem as crenças, pois elas são importantes. Mas é também importante ter clareza se elas são negativas ou positivas.

Você já imaginou sem suas crenças? Sem ter ideia no que você acredita? Sem seus pontos de vistas?

Seria bastante desafiador se toda vez que você fosse fazer algo, não tivesse ideia por onde começar.

São suas crenças que norteiam suas ideias. Dessa forma, são de grande relevância em nossa vida. Portanto, o x da questão é você ter consciência das crenças negativas. Ou seja, as que um dia foram úteis, mas que agora já não te servem mais. Chega então, o momento de substituí-las.

Por exemplo, um dia provavelmente você (ou alguém que conheça) acreditou em papai Noel ou coelho da páscoa. Esta era uma crença boa quando criança. Lhe trazia felicidade e esperança.

Mas você cresceu e entendeu que esta crença não lhe serve mais. Talvez seu senso crítico tenha se desenvolvido suficientemente para aceitar que era um “conto de fadas”.

Entretanto, nem todas as crenças são substituídas facilmente. E isso pode impactar seriamente nas realizações dos seus sonhos. Darei mais exemplos adiante.

Com certeza, temos mais crenças positivas do que negativas, embora as negativas exerçam maior força em alguns aspectos, ou em todos da vida de grande parte das pessoas.

São tantos nãos que nos foi ensinado desde que nascemos e que criaram raízes, por esta razão se transformam nas crenças negativas tornando verdadeiros algozes nas nossas vidas.

Exemplo de Crenças que interferem em Sonhos

Você se sente segura ou tranquila para falar em público?

Você sabia que falar em público está entre os maiores medos da humanidade?

Se você fizer um exercício de memória agora, talvez você lembre de algum momento parecido com o que vou falar.

Talvez você tenha levado uma bronca da professora na escolinha por tentar falar algo ou dar uma resposta.

Talvez seus pais mandaram você ficar quieta em algum momento na infância de uma forma bem ameaçadora.

Talvez neste exercício de lembrança que você fez agora, ache que aquilo foi insignificante. Entretanto, sem você perceber, de forma inconsciente sua mente entendeu que se você fala para alguém com autoridade ou desconhecidos, você receberá uma chamada de atenção.

Sua mente entende que deve te proteger e este medo repercute para o resto da sua vida.

Quando você está travado, ou trava chegou a hora de trabalhar a crença, pode ser na vida pessoal, profissional, afetiva, familiar, etc.

Como crenças e medos travam seus sonhos

Aqui começa um grande dilema, pois a maioria das pessoas não tem consciência do que são crenças e que pode trabalhar essas crenças. Pois só através da eliminação da crença é possível mudar o comportamento limitador, substituindo-o para um comportamento impulsionador.

As crenças te mostra que você tem um desejo, porém você não tem coragem de ser este desejo ainda, se tornar a pessoa para receber esse desejo.

O medo da crítica, este é o grande vilão… ele é o número 1 na escala dos grandes medos da humanidade.

O medo da crítica sinaliza que o indivíduo está sempre preocupado com o que as pessoas pensam dele, com o julgamento que vão fazer dele.

Olhando pelo viés do perfeccionismo “não é se esforçar para excelência” não tendo nada a ver com evolução saudável em suas atuações, mas sim um gesto de defesa.

É a crença de ser olhado como perfeito, minimizando assim a dor da culpa, do julgamento e da vergonha. É andar com toneladas nas costas achando que será protegido por elas, quando na verdade são elas que impedem de ser visto capaz por sim mesmo.

O Perfeccionismo pode esconder um Medo que atrapalha realizar seus sonhos!

Na verdade, o perfeccionista busca a aprovação do outro. Pois a maioria das pessoas perfeccionistas crescem sendo exaltadas por suas conquistas e seu bom desempenho. Aí, em algum ponto do caminho elas adotam essa crença perigosa “Eu sou o que eu realizo e quão bem eu realizo.

O empenho saudável é focado em si mesmo: Como posso melhorar? Mas o perfeccionismo é focado no outro: O que eles vão pensar?” Portanto, quando foca em si para melhorar ele é aliado, mas quando o foco está no que o outro vai pensar e falar é um desastre.

Portanto, o perfeccionismo não é a chave para o sucesso. Ele sinaliza que dificulta a trajetória da pessoa rumo ao sucesso, pois está focado com o julgamento do outro, com o que o outro vai pensar e achar dele. Este movimento faz a pessoa paralisar e perder as oportunidades que a vida lhe traz.

O medo de falhar toma uma dimensão muito grande, de cometer erros, de não estar à altura das expectativas dos outros, e de ser criticado tira ele fora do palco da vida, onde a competição e o esforço saudáveis acontecem. Desta forma, o perfeccionismo não é uma maneira mais eficiente para evitar a vergonha, mas sim uma forma de vergonha. Por isso quando se luta contra ele, luta-se contra a vergonha.

O conjunto de crenças incluídas no perfeccionismo é autodestrutiva e viciante que nutre este pensamento primitivo: “Se eu parecer perfeito e fizer as coisas com perfeição, poderei evitar ou minimizar os sentimentos dolorosos de vergonha, julgamento e culpa”.

Ele é destrutivo porque visa a perfeição, mas é claro que a perfeição não existe, dessa forma, a busca jamais será   encontrada. Sendo assim, tem mais a ver com uma percepção distorcida e não com motivação interior e já que não existe forma de dominar uma percepção, o perfeccionista gastará energia e tempo em vão.

Por que o perfeccionismo é viciante?

Por que é a única forma de minimizar o julgamento, a vergonha e a culpa, é acreditar que que ainda não está perfeito o suficiente.

Ao invés de aceitar a lógica de imperfeito, alimenta-se o propósito de fazer as coisas perfeitas. Em síntese, ele não aceita ser julgado, sentir vergonha e culpa, e esse fato gera mais vergonha e condenação, pois não se acha bom o bastante.

Esse comportamento é totalmente paralisante, trava a pessoa, por mais preparação e conhecimento que ela tenha não consegue sair do lugar, não progride, pois o medo toma conta. Aí vem a estagnação em uma área ou todas da vida da pessoa. Ela nunca se sentirá preparada, pronta para dar o primeiro passo.

Mas, é possível reverter essa situação, Cidinha?

Claro, tudo que um ser humano consegue, você também consegue!

Aqui vão 3 dicas … mas se não consegue sozinha, venha posso ensinar o caminho!

Para alguns, o perfeccionismo pode surgir apenas quando estão se sentindo particularmente vulneráveis. Para outros, o perfeccionismo é compulsivo crônico e debilitante – ele parece um vício.

Independentemente de se encaixar num ou noutro tipo, se você quiser estar livre do perfeccionismo, é preciso fazer a longa travessia do “O que as pessoas vão pensar?” Para o “Eu sou o bastante”.

Essa jornada começa com resiliência à vergonha, amor-próprio e aceitação.

Para assumir a verdade sobre quem somos, de onde viemos, em que acreditamos e sobre a natureza imperfeita de nossa vida, precisamos estar dispostos a pegar leve nas cobranças e apreciar a beleza de nossas falhas e imperfeições: precisamos ser mais amorosos e receptivos com nós mesmos e com os outros, e precisamos conversar conosco da mesma maneira com que conversamos com alguém de amamos.

Para desfrutar o amor-próprio é preciso desenvolver e praticar os três elementos que o compõe: generosidade consigo mesmo, humildade e consciência equilibrada (Dra. Kristin neff, in A coragem de ser imperfeito – by Brené Brown).

flor nascendo na lama do nada como ressignificar crenças para renascer das cinzas com a hipnose coaching e pnl

3 dicas para eliminar perfeccionismo para realizar seus sonhos

Generosidade consigo mesmo: dedicar amor e compreensão com você mesmo em momentos de sofrimento, olhar com compaixão quando se sentir inadequado, evitando assim a própria dor, a autoflagelação com crítica.

Humildade: o sentimento de humildade conscientiza você que sofrer e a inadequação faz parte da experimentação humana, não acontece só a você, todos passam por ela.

Consciência equilibrada: Procurar equilibrar seus sentimentos negativos para não ser sufocados ou exagerados não significa ignorar a dor e sentir compaixão por ela ao mesmo tempo, por isso não devemos nos identificar demais com os nossos pensamentos e sentimentos para não ser contaminados por eles.

Aqui vou colocar algumas crenças para pessoas que tem medo da crítica, veja se você se identifica com algumas delas:

Veja abaixo crenças que atrapalham realização de sonhos

  • É muito difícil
  • Dinheiro não vem fácil
  • Tem que se foder muito senão não vale à pena
  • Você só tem uma chance
  • Tem que saber muito
  • Quanto maior o salto, maior o tombo
  • Uma hora você vai perder tudo
  • Não tenho dinheiro, mas sou o melhor
  • Não tenho dinheiro, mas sou melhor que fulano
  • Sou uma pessoa evoluída de espírito, bondosa, etc
  • Pelo menos tenho comunhão com Deus
  • Eu não posso falhar
  • Eu não estou pronto
  • Se eu falhar uma vez que seja, já era tudo
  • Vou cobrar pouco porque sei pouco
  • Vou atender de graça porque não me acho bom
  • Se eu fizer de graça pelo menos ninguém vai poder falar nada
  •  Se eu cobrar muito vou ter que entregar muito
  • Se eu tiver dinheiro não vão me achar espiritual
  • Pelo menos eu tenho uma família feliz e unida
  • As pessoas não podem falar nada de mim
  • Eu não posso dar motivos para falarem de mim
  • Onde tem fumaça tem fogo
  • Tudo tem que ser planejado
  • Você precisa testar primeiro e só depois arriscar
  • Você precisa estar seguro primeiro
  • Quem faz sem saber é burro
  • Você precisa evitar a todo custo as críticas
  • Eu preciso estar certo
  • Se eu estiver todo certo não vou ter problemas.

Como você leu até aqui, vou lhe dar uma dica bem especial.

Reescreva as frases que você se identifica acima de forma positiva. Dê preferência em escrever à mão. Assim sua mente assimila no mínimo 3 vezes esta sua nova mentalidade. Se quiser otimizar ainda mais, reescreva pelo menos 10 vezes cada frase.

O que as crenças tem a ver com a não realização de sonhos?

Tudo a ver, pois são elas que nos movem, tanto negativa quanto positivamente, por isso é de fundamental importância uma análise de onde você está e onde quer chegar!!!

É a partir das crenças que construíram sua personalidade que você constrói sua realidade.

A Programação Neurolinguística – PNL – é uma ciência que estudou como armazenamos e estruturamos nossa realidade subjetiva. Ou seja, nossa interpretação da realidade objetiva (do mundo real).

Muito provavelmente você já discordou de alguém em relação à ‘beleza’ de um objeto, quadro, paisagem, pessoa, etc. Não discordou?

Por exemplo, uma mesa (normalmente) tem 4 pernas. Este é o mundo real, a realidade objetiva. Você pode acreditar que esta mesa é bonita enquanto outra pessoa acredita que não. E esta é a realidade subjetiva de cada um de vocês. Certo?

O exemplo acima parece simples, mas você pode aplicar em todas as áreas da sua vida. Assim como visto na lista de crenças descritas anteriormente.

Como dizia Henry Ford “Se você acredita que pode ou acredita que não pode, das duas formas você está certo.”

O maior problema em relação às crenças é que a grande maioria delas estão tão enraizadas no nosso subconsciente que são quase impossíveis de alterá-la por conta própria.

Talvez você já tenha iniciado uma dieta e parou na segunda feira seguinte. Ou muito antes de obter resultados, acreditando que para você não funciona. Isso já aconteceu com você?

O mesmo pode ser dito para um projeto de negócio, relacionamento, atividade física, estudar para uma prova, entre outros assuntos. Isso acontece por que somos regidos por níveis neurológicos que regem nossos comportamentos.

Saiba mais sobre padrões de crenças neste artigo.

Nosso subconsciente controla a realização dos nossos sonhos

Somos controlados pelos nossos padrões instalados no nosso subconsciente, em geral, armazenados na nossa primeira infância, até os 7 anos de idade. Traumas, medos e hábitos são “instalados” neste período e regem nossas vidas. São “programas” vindos dos nossos pais, tutores, professores, família, mídia, entre outros.

Criança carregando um ursinho com medo, triste ou deprimida.

O papel do nosso subconsciente é nos preservar destes medos e traumas. Motivo este de eles serem armazenados em uma estrutura bem profunda na nossa mente.

Nossa mente consciente cuida do nosso raciocínio e da parte crítica. Entretanto, representa 10% de toda nossa mente.

Costumamos achar que por sermos críticos, racionais e céticos somos capazes de cuidarmos de forma satisfatória da nossa vida. O que não sabemos é que nossa autossabotagem vem das nossas crenças e hábitos antigos. Ou seja, do nosso subconsciente, que rege 90% da nossa vida inconscientemente.

Conseguiu entender a profundidade do problema?

Imagino que tenha entendido um pouco. Eu passei por todos estes problemas mencionados. Por isso sou totalmente solidária a você. Por muitos anos eu venho me desenvolvendo para ajudar mulheres como você que também passa por isso agora. Veja aqui minha história para saber mais.

A partir das técnicas da PNL combinadas com a Hipnoterapia, uma das maiores ferramentas de Desenvolvimento Pessoal, eu consigo lhe ajudar a fazer alterações e ressignificação de crenças em níveis profundos na sua estrutura de pensamentos.

Clique aqui e aprenda um pouco sobre Hipnoterapia.

Descubra como o Coaching Sistêmico pode te ajudar neste link. 

A PNL e a Hipnose juntas são incríveis para você solucionar uma série de questões e bloqueios emocionais que lhe atrapalham sem que você saiba. Estes bloqueios não permitem que você vislumbre um futuro altamente desejável.

Talvez você tenha algum projeto de vida que não consegue desenvolver. Com as ferramentas do Coaching Sistêmico eu já ajudei dezenas de pessoas a conseguirem realizar sonhos incríveis.

Se eliminar crenças limitantes que bloqueiam seus sonhos e uma vida com mais propósito, e/ou estruturar de forma sistemática um projeto de vida que lhe dê prazer em levantar da cama para realizar, for algo que interessa para você, eu tenho um Programa Especial para VOCÊ!

Clique aqui e veja quais dos meus Programas se encaixam nas suas necessidades atuais. E leve a sua vida para um PATAMAR SUPERIOR.

Se este artigo foi útil de alguma forma para você, compartilhe nas suas redes sociais e com pessoas especiais para Você. Um gesto seu pode ser a Esperança que alguém estava aguardando.

Cidinha-souza-coach-coaching-para-mulheres-maduras-idosas-aposentadas vert low

Eu sou Cidinha Souza

Pedagoga e Especialista em Crenças, ajudo Você Mulher a Recuperar o Amor Próprio e a Autoestima

Veja os Programas que tenho para Você

Cidinha Souza Coach para mulheres maduras idoas

Livros que eu Indico

Últimos Posts